e se o homem que você amou for melhor agora, depois de você?

————————————————————-

Conforme-se: talvez ele seja melhor agora.

Com ela, toma cuidados que nunca teve antes: evita jogar as toalhas no chão da área, estica os lençóis sob o edredom, lava a cuba da pia pela manhã, apagando o rastro das escovações da véspera. Não reclama de lanche ao invés de jantar nem de jantar sem bife, sempre deita-se em tempo de pegá-la ainda acordada, cede ao amor quando ela quer.

Ele entende que ela está cansada do trabalho e quer descansar. Ele entende que ela está frustrada e precisa de carinho. Ele entende que ela não tem tempo e lembra-se de agradecer pelo tempo dela.

Acalme-se. Ele não faz de propósito. Não é para provocar você. Apenas sentiu o vazio do fim de uma relação, a sensação cortante do fracasso, e, sobrevivendo a isso, está tentando mais. Porque aprendeu que, passada a fase de flores, sexo e promessas, precisa estar ao lado dela de forma mais profunda. Escutar o que diz, abraçá-la quando tem medo, fazer planos para o futuro. E expor-se para ela.

Ele não imaginava o que seria não ter mais sua casa. Na casa dos pais, para onde voltou, sentiu-se estrangeiro. Alugando o apartamento do amigo, sentiu-se vivendo a vida de outro alguém. Não sabia que sentiria falta do barulho da geladeira ou dos estalos da estante para dormir tranquilo. Sozinho, entendeu o alto custo de perder a mulher que amava, arrependeu-se de fechar-lhe alternativas e sofreu ao saber que você não o absolveria mais de suas faltas nem o aceitaria de volta.

Por isso, não se sinta menos importante. Não é que ele a ame mais do que amou você. Na verdade, sabe que se esgotou o seu amor. E porque sentia falta das conversas que tinham, embriagados de sono no quarto apagado, soube que não queria dormir sozinho. Porque se lembrava das músicas que você cantava enquanto cozinhava, incomodou-se com o silêncio da casa. Foi por sentir o peso da sua ausência que precisou encontrar alguém em quem pudesse encostar o corpo ao fim dos dias ou que tivesse interesse nos problemas para os quais ele precisava de conselhos mansos.

E se vier a amá-la mais do que amou você? Aceite! Sabendo que lhe ensinou o caminho do amor. Que foi você quem lhe cobrou a contrapartida dos gestos de carinho e mostrou-lhe a importância da reciprocidade. Que foi seu sofrimento que mostrou a ele que deveria esforçar-se mais numa relação futura, porque deixar ao abandono a pessoa que amamos, fere-nos, também, profundamente.

Sim, pena que ele não aprendeu em tempo de vocês serem felizes. Mas seja grata pelas lições que você aprendeu com ele, pela clareza que isso lhe trouxe acerca daquilo que você quer e do que a faz, de fato, feliz. Se ele aprendeu a amar melhor, imagina você, que estava um passo à frente?

Então, se puder, alegre-se. Porque se ele se esforça agora, a sua dor não foi em vão. Triste seria se perdê-la não o tivesse modificado em nada.

4 comentários em “e se o homem que você amou for melhor agora, depois de você?

  1. Oi Ana Lucia, sou a Maria Claudia, amiga da Alzira e madrinha da Juliana, minha filha Marcela me mandou seu texto sobre os pais e li muito emocionada,confesso que chorei muito, pois é isso que estou vivendo e vivi (meu pai faleceu ha 3 anos) e te reconheci no final, liguei para a Alzira e ela me confirmou que era você!!! Parabéns, seu textos são lindos, você escreve muito bem, você emociona com suas palavras….que você continue neste caminho….lindo…amei!!!!!
    Beijos

    Curtir

    1. Cláudia! Que bom você por aqui! A Alzira comentou comigo (liguei há pouco pra ela atrás de um conselho médico rsrs). Fico feliz que meu texto tenha chegado até você e que a tenha emocionado. Estou no início dessa estrada com meus pais e, sim, é muito difícil, né? Ainda não transcrevi o texto aqui no meu blog pessoal, vou fazê-lo…por aqui, tenho mais ficção. Obrigada! Suas palavras me motivam muito. Espero que volte de vez em quando. rs. Um grande beijo pra vc, pro Eduardo e pras meninas! E Feliz Natal!

      Curtir

Deixe um comentário